Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Como escolher as cores das paredes

Vou te contar, minhas paredes são brancas. Mas não por muito tempo. Adoro cores (dizem que é coisa de ariano) e então por que essas paredes inexpressivas?

Sabem como é, né? Yo no creo en brujos, pero que los hay, los hay. Então porque não seguir uma teoriazinha pra escolher melhor a cor de um ambiente?

AMARELO: Os corpos dos aborígines australianos são pintados com ocre amarelo nas cerimônias funerárias. Na Idade Média tanto Judas como o Diabo eram representados vestidos de amarelo. A amarelo-ouro é o símbolo do Sol, significando o poder e a bondade de Deus, a auréola dos santos é dourada para mostrar a luz da vida eterna. Nos ambientes, o amarelo proporciona concentração, atenção.

Associa-se sempre o amarelo à intelectualidade e ao pensamento claro e há psicólogos que dizem que esta cor ajuda as pessoas a memorizarem dados. É excelente para ambientes onde serão desenvolvidas atividades intelectuais, como salas de estudo e escritórios.

Seu nome procede do latim "amàrus" (amargo). Se for muito brilhante pode indicar perigo, e se for muito suave pode sugerir delicadeza. Um ambiente amarelo médio ou pálido faz as pessoas se sentirem cômodas, quentes.

É uma cor que combina bem com o vermelho, roxo, verdes e alaranjados, podendo se obter com elas boas paletas para uma composição.

Veja outras idéias com amarelo.

VERDE: Devido ao seu uso nas cerimônias pagãs, o verde foi banido pelos primeiros cristãos. A cor é muito usada nos hospitais com base na crença de que esta cor ajuda o processo de recuperação da saúde. Para os muçulmanos, o verde é sagrado e simboliza a imortalidade. Aplicada nos ambientes, enseja tranqüilidade, mas de forma ativa. Também provoca sensação de frescor e limpeza. Pode ser explorado em salas, cozinhas e banheiros.

O verde é a cor mais tranqüila e sedativa de todas. É a cor da calma indiferente: não transmite alegria, tristeza ou paixão. Seu nome deriva do latim "viridis" (que tem seiva).

Seu complementar é o vermelho e, embora contrastem muito bem, não costumam fazer boa combinação.

Veja idéias com verde.

AZUL-ESVERDEADO: está muito mais próximo das cores da natureza do que o próprio azul e, em geral, representa os anos verdes da juventude.

AZUL: O Deus dos Judeus ordenou aos israelitas que usassem um barrado azul em suas roupas No norte da Europa, por volta de 1600, um pano azul era usado no pescoço para evitar doenças. Culturas asiáticas acreditam que vestir ou carregar algo azul afasta o mau olhado. Diferente do verde, nos ambientes a cor azul provoca uma tranqüilidade passiva. É um tom altamente calmante. Leva a uma introspecção profunda sendo ideal para ambientes onde as pessoas pretendem relaxar como quartos, salas de relaxamento e clínicas.A cor azul é o símbolo da profundidade. Imaterial e fria, suscita uma predisposição favorável. A sensação de placidez que provoca o azul é distinta da calma ou repouso terrestres, próprios do verde.

Seu nome é de origem incerta, porém parece que procede do sânscrito "rajavarta" (cacheado do rei).

Esta cor se associa ao céu, ao mar e ao ar. O azul claro pode sugerir otimismo. Se for muito pálido pode inspirar frescor e até frio. Intermediário, dá a sensação de elegância. Se for escuro dá a sensação de espiritualidade, de seriedade, de responsabilidade. É utilizado amplamente como cor corporativa, pela seriedade e confiança que inspira.

Combina muito bem com seu complementar, o laranja, e com as variações deste.

É uma cor que diminui o apetite, segundo os teóricos, talvez porque não há nenhum alimento azul na natureza, por isso não é aconselhável seu uso para um restaurante.

Veja outras idéias com azul.

PÚRPURA: Tom especialmente sagrado para as culturas romanas e egípcias nas figuras de Júpiter e Osíris. Associa-se às dimensões sagradas, justiça, diligência, nobreza de espírito, pensamento religioso, idade avançada e inspiração. Na China o violeta simboliza a morte e é a cor das viúvas. Suas várias matizes representam sofisticação e denotam espiritualidade. É uma cor preciosa, luxuosa e que pode ser usada, sem restrições, tanto em quartos como em salas.

Veja outras idéias com púrpura.

ROSA: representa o amor e os sentimentos puros, alegria, felicidade e romance. A cor rosa é uma espécie de púrpura pálida, e sugere calma e tranqüilidade. Associado ao sexo feminino em nossa cultura, pode chegar a ser interpretado como debilidade em certos ambientes. Seu nome vem do latim "rosa".

É uma cor de uso complicado. Têm maus degradês e capta muito a atenção do espectador, por isso fica indicado na web para zonas de pequena superfície ou elementos pontuais. Se for apagado pode-se usar com menos medo de errar.

Veja outras idéias com rosa.

PÊSSEGO: é uma cor de duplo significado, e representa amor e atração. É uma cor favorável para pessoas solteiras.

VERMELHO: Representa vida, atividade, energia. Cor mágica em muitas culturas, representa o sangue, a essência da vida. No Japão, crianças com catapora são mantidas em um quarto totalmente vermelho, vestidas com roupas vermelhas para apressar o processo de cura. É também um sinal de ódio e de energia que deu errado e resultou em crueldade, tendo por isto se tornado o símbolo de Satã. Por ser uma cor quente ela não é tão apreciada pela a maioria das pessoas. Pode ser usada em salas de estar, em detalhes ou para valorizar uma parede.O vermelho é a cor do sangue, da paixão, da força bruta e do fogo. Utiliza-se nas festas do Espírito Santo, iluminando a chama do amor divino, e nas festas de Semana Santa e Pentecostes.

Cor fundamental, ligada ao princípio da vida, sugere vitalidade, entusiasmo, paixão, agitação, força, sexo, calor, fogo, sangue, amor, audácia, valor, coragem, cólera, crueldade, intensidade e virilidade, estando associado com sentimentos enérgicos, com a excitação apaixonada ou erótica. É a cor mais sensual de todo o círculo cromático.

Também sugere alarme, perigo, violência, ira e aborrecimento. Muitos animais e plantas usam o vermelho para indicar sua periculosidade, e o homem o utiliza em todo tipo de indicações de proibição e perigo.

Em uma composição pode ser usado para chamar a atenção, porém quando é usado em grande quantidade cansa a vista em excesso.

Uma boa combinação é o vermelho cinza e com branco.

Veja outras idéias com vermelho.

Fotos da Domino Magazine e Marie Claire Maison. Textos sobre cores do Fórum da Construção e do site das tintas Coral.
Como escolher as cores das paredes Reviewed by vivianne pontes on . Vou te contar, minhas paredes são brancas. Mas não por muito tempo. Adoro cores (dizem que é coisa de ariano) e então por que essas paredes ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *