Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Clássicos do Design - Charles & Ray Eames


O que é um clássico? Clássico é algo que sempre cai bem. O vestidinho preto, por exemplo. Um filme de Hitchcock, que não envelhece nunca. Shakespeare, mesmo sendo eternamente reinventado.

Em decoração, temos alguns clássicos. Muita coisa da Bauhaus, a fundamental escola alemã. Várias peças do design dinamarquês. Fossem as peças clássicas pessoas, e estivessem todas na mesma festa, ia ser interessante perceber o número de vezes que o sobrenome Eames apareceria na lista de convidados. Tudo que Charles&Ray Eames fizeram se tornou em clássico.


Eames. Quando sai da boca parece nome de doce. “Imz.” E quem são essas pessoas? “O casal de ouro” do design americano, Charles Eames Jr e Ray Kaiser se casaram nos anos 50, foram arquitetos*, designers gráficos, fotógrafos, cineastas e designers de móveis. Ufa!


Eles encantaram os Estados Unidos pós-II guerra com projetos de formas ergonômicas e utilização de ‘novos’ materiais, de baixo custo - como o compensado. Desta maneira, Charles & Ray Eames conseguiram colocar em prática o desejo de toda uma geração de arquitetos e designers: criar peças de design com qualidade, que fossem acessíveis ao grande público.


Lembremos que a mobília ou era vernacular - simples, rústica, barata, apenas utilitária - ou extremamente adornada-nível-trono, nível art nouveau. Sim, os Eames baratearam a bela mobília. Claro que não sozinhos e nem isoladamente, era um movimento, me repito: o desejo de toda uma geração. Mas poucos realizaram tanto quanto eles.

Não se convenceu de que baratearam a mobília? Tente comparar ao preço de um móvel de um designer brasileiro. Qualquer móvel do mesmo nível, como de Sérgio Rodrigues, ou Tenreiro. Convencido agora?


Uma das características principais de um bom clássico é saber se reinventar sem perder sua personalidade. Podem parecer ultra-modernos, ou muito elegantes, ou sóbrios, ou tudo isso junto.


Sou fã de carteirinha, viseira e pulseira. Tenho uma DAR, uma Lounge Chair, e o Hang-it-all, esse gancho de parede muito fofo. Acho que mais do que peças bonitas são peças eternas, que não vão cair de moda, e nem vou querer trocar daqui um pouco. E, se um dia, angústia de quem vive, eu precisar 'torrar nos cobres' (© meu avô) tá lá, tem valor.

* Charles Eames nunca terminou a faculdade de arquitetura. Trabalhava tanto que não conseguia assistir as aulas e acabou desistindo de se formar. Ray, por sua vez, se graduou numa escola para moças em arte, mas não em arquitetura. Juntos mudaram o rumo do design mundial, e, numa época em que as mulheres dificilmente tinham reconhecimento, se apresentavam como um casal.

♥ A série Clássicos do Design é patrocinada pela Essência Móveis, que tem todas essas peças e muitas outras por um preço bastante interessante.

♥ Colaborou Stella Cavalcanti.
Clássicos do Design - Charles & Ray Eames Reviewed by vivianne pontes on . O que é um clássico? Clássico é algo que sempre cai bem. O vestidinho preto, por exemplo. Um filme de Hitchcock, que não envelhece nunca. S... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *