Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Clássicos do Design - Eero Saarinen


Por Stella Cavalcanti

O simples nem sempre é fácil. Aliás, o simples é diferente do fácil. É muito difícil ser simples! Veja - nas fotos abaixo - esta mesa do Eero Saarinen: olhem como ela parece simples.

Parece, mas não é. E por isso, é clássica.

Começando do começo: Eero Saarinen - lê-se Êro Sárinen - nasceu na Finlândia no começo do século passado, e emigrou ainda menino para os Estados Unidos: o seu pai havia ganhado um prêmio de arquitetura em Chicago. E o talento corria no sangue da família, pois Eero Saarinen seguiu a mesma carreira do pai.

Estudou escultura em Paris, se formou em arquitetura e trabalhou com Charles e Ray Eames - e, juntos, desenvolveram móveis premiados, que foram vanguardistas na época do lançamento e que hoje são clássicos do design. Aliás, a amizade com Charles e Ray foi tão importante na vida do Eero Saarinen que um dos filhos dele se chama Eames :)


Voltemos a falar do que é simples: olha de novo a mesa que aparece em todas as fotos acima. Linda, simples e marcante. O objetivo era não atrapalhar os pés, porque cá entre nós, 4 pés de mesa atrapalham os pés. Óbvio que ninguém morre disso, mas Saarinen buscou uma solução. E taí.


A cadeira parece uma tulipa, não é? (A montagem à esquerda ilustra bem.) Adivinha o nome? Duh,  Tulipa.

Mas o Saarinen não fez só móveis. Ele também foi arquiteto, lembram? E é dele o símbolo da cidade de Saint-Louis, nos Estados Unidos: o Arco de Saint Louis. E e o terminal TWA do aeroporto JFK, em Nova Iorque, também tem sua assinatura.

A revista Casa Claudia juntou uma série de ambientes com peças Saarinen. Olha só. ♥ O Apartment Therapy também.


♥ A série Clássicos do Design é patrocinada pela Essência Móveis, que tem todas essas peças e muitas outras por um preço bastante interessante.
Clássicos do Design - Eero Saarinen Reviewed by vivianne pontes on . Por Stella Cavalcanti O simples nem sempre é fácil. Aliás, o simples é diferente do fácil. É muito difícil ser simples! Veja - nas fo... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *