Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Mies van der Rohe


Menos é mais.

Quantas vezes você já ouviu esta frase? Menos é mais na moda, na arquitetura, na decoração e na vida. Menos enfeite, mais leveza no ambiente. Menos maquiagem, mais beleza natural. Menos, sem dúvida, é mais: é mais sofisticação, é mais refinamento. Sabe quem sempre dizia isso? Mies van der Rohe. Esta frase foi a linha mestra de seu legado.

Ludwig Mies van der Rohe (lê-se Mis van der Roê) nasceu em 1886, na Alemanha. Aprendeu, como tantos, com a escola da vida - começou trabalhando com o seu pai, em uma pequena empresa de cantaria (a arte de talhar pedras, geralmente paralelepípedos para construção), depois foi trabalhar com Peter Behrens. Não sabe quem é esse tal Peter? Te conto: o cara é considerado o primeiro designer da história.


Em 1929 van der Rohe projetou o pavilhão alemão da Feira Mundial de Barcelona. O que era para ser temporário foi um marco na história da arquitetura mundial: uma estrutura leve e geométrica, inovadora e sofisticada. Com o final da feira, a obra foi demolida. E na década de 90,  mais de 60 anos depois, foi reconstruída no mesmo lugar - para você ver só a força deste projeto...


A poltrona Barcelona foi feita em parceria com a designer Lilly Reich para mobiliar este pavilhão. Com formas elegantes, o móvel une a chapa de ferro, material inovador para a época, ao delicado detalhe do couro em capitonê.


No comecinho dos anos 30, foi ser professor e diretor da Bauhaus, a primeira escola de design do mundo. Gente: ele foi um menino que talhava pedra. Sua trajetória de vida é, no mínimo, impressionante. Em 1933 foi perseguido pelos nazis e mudou-se para os Estados Unidos. Tinha 47 anos e mais de 30 anos de experiência em arquitetura e design. Em 1949, tornou-se um cidadão americano.

Mais uma frase do Mies: "A arquitetura é uma língua, e quando você é muito bom nela, você pode ser um poeta."  ("Architecture is a language, when you are very good you can be a poet.”) Então, nas palavras do poetinha Vinícius de Moraes, olha que coisa mais linda, mais cheia de graça:


A icônica Residência Farnsworth, uma estrutura delicada que parece flutuar foi alvo de processo: a proprietária alegou que a casa era inabitável. A proprietária perdeu.

Van der Rohe também projetou o Edifício Seagram, em Nova Iorque, juntamente com Philip Johnson - e criou, novamente, uma nova maneira de pensar os arranha-céus da cidade - desde a sua construção, com o método fast track, que acelerou o término da obra, até a praça que ocupa metade de seu terreno. "Deus está nos detalhes", outra frase que você já ouviu, né? É dele.


Mestre do vidro, da linha reta e do aço, foi um dos pilares da arquitetura moderna. “Existem infinitas possibilidades e muitos problemas – a cadeira tem que ser leve, ser forte e tem que ser confortável. É quase mais fácil construir um arranha-céu que uma cadeira.” Se Mies van der Rohe não tivesse passado pra história como grande arquiteto, no mínimo seria conhecido como grande frasista...

♥ A série Clássicos do Design é patrocinada pela Essência Móveis, que tem várias dessas peças de mobiliário, inclusive miniaturas, e muitas outras por um preço bastante interessante.
Mies van der Rohe Reviewed by stella on . Menos é mais. Quantas vezes você já ouviu esta frase? Menos é mais na moda, na arquitetura, na decoração e na vida. Menos enfeite, ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *