Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

O trabalho atemporal do arquiteto Paulo Mendes da Rocha

O trabalho atemporal do arquiteto Paulo Mendes da Rocha

O arquiteto, de 88 anos, projetou prédios clássicos que mostram que estilo pode sim durar muuuito tempo :-)

Em 28 de maio de 2016 o arquiteto Paulo Mendes da Rocha será o primeiro brasileiro a receber o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza. O prêmio é dado pelo pelo conjunto da obra do arquiteto, que, como destacado pelos membros do conselho da Bienal, é caracterizada pela atemporalidade :-):
"O atributo mais impressionante de sua arquitetura é sua atemporalidade. Muitas décadas depois de construídos, cada um de seus projetos tem resistido ao teste do tempo, tanto estilisticamente quanto fisicamente. Sua consistência surpreendente talvez seja consequência de sua integridade ideológica e seu gênio estrutural. Ele é um desafiador não conformista e, simultaneamente, um realista apaixonado. Seus campos de interesse estão além da arquitetura, nos reinos político, social, histórico e técnico"


Destaque na arquitetura brasileira, ele já havia ganho também o Prêmio Mies van der Rohe e o Pritzker (que é considerado o Nobel da arquitetura) - além de muuuuitos outros ao longo de sua carreira.

E por que mais ele se destaca? Porque dá pra perceber claramente em seus projetos uma preocupação em criar obras sintéticas, limpas, claras e que são examinadas minimamente. Suas obras não são simplesmente postas em um lugar; o arquiteto se empodera do espaço, incorporando-o em uma relação com a construção, o que resulta em obras monumentais.

Como o próprio Paulo Mendes da Rocha define, a arquitetura é "uma visão poética sobre a forma, que ultrapassa, na sua dimensão humana, a estrita necessidade. (...) não deseja ser funcional, mas oportuna."


Acima, algumas das construções mais famosas do arquiteto: o ginásio do Clube Atlético Paulistano (feito em conjunto com outro arquiteto João De Gennaro), o Museu dos Coches, o Cais das Artes (em parceria com a METRO) e o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)


Paulo também ganhou fama no campo do design de objetos, quando desenvolveu a Poltrona Paulistano, que se tornou um clássico do design contemporâneo. Com linhas simples e elegantes, a peça entrou, em 2009, na coleção permanente do MoMa. Né pouca coisa não :-)

♥︎ Ficamos sempre muito felizes quando um brasileiro ganha um prêmio tão importante assim, parece que é um pouquinho nosso. Agora, conta pra gente, que outro arquiteto brasileiro você acha que merece levar prêmio?

Imagens via 1 // 2

O trabalho atemporal do arquiteto Paulo Mendes da Rocha Reviewed by dcoracao.com - redação on . O arquiteto, de 88 anos, projetou prédios clássicos que mostram que estilo pode sim durar muuuito tempo :-) Em 28 de maio de 2016 o arq... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *