Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

CASAS DO INTERIOR

"Procuro ambientes onde se enxergue a vida acontecendo. Aí encontro harmonia na desordem, beleza na simplicidade. Essa coleção de imagens é a representação de valores ou sentimentos que me trazem conforto. Portas se abrem para INTERIORES, onde compartilhamos identidades." Diz Eneida Serrano.
Sentimentos que trazem conforto. Eu olho para essas imagens e lembro de Gó, que guardou seu primeiro óculos num saco de biscoito, que a mãe jogou fora. Lembro que a mãe dela fazia um feijão estranho, sem corantes. E que tinha na sala uma Monalisa e um Jesus Cristo louro. Que eu sempre ganhava nas pedrinhas, e uma das pedras que joguei pro alto bateu na minha testa, na catapora. Até hoje tenho a marca.
Revivo o rouba-bandeira, o pique-esconde na chuva, pular corda foguinho em frente à casa de minha avó. Sinto a pele em brasa do dia em que caí de bicicleta na canavial e Maria me deu banho de vinagre. E as laranjas-bahia mais azedas de minha vida, que eu esperava o ano inteiro pra comer no quintal de Tim? Boca enche de água, só pra apertar mais ao sentir o cheiro das mangas verdes da casa de Cidinha. A mãe dela não gostava que tirássemos do pé antes de amadurecer, então era um eterno esperá-la sair.

Isso tudo é de uma infância minha mesmo, mas tão longe no tempo que parece sonho. Bachelard tem razão: a infância é certamente maior que a realidade. E eu contando isso assim por que? Porque nessas imagens vi a mesma luz que caía de tardinha sobre o fogão de lenha amarelo da casa de Gó.
E já que me mordeu o bicho citadeiro, sopro só mais um: "Reunindo aspectos psicológicos e ontológicos, a casa é, pois, a imagem de um contraponto fixo, ponto de estabilidade para o ser que o deseja e busca, enquanto se torna consciente de que tudo flui, corrompendo-se. Mas é também um fragmento de duração perdida, que, simbolicamente, se reilumina junto ao fogo, carregado de tempo vivido." Davi Arrigucci
Todas estas fotos são da Eneida Serrano. Algumas estão na coleção Pirelli/Masp e outras foram expostas na galeria Bolsa de Arte, em 2007. Prêmio Açorianos de Fotografia, em Porto Alegre. Ah, e é claro! São todas fotos de casas do interior do Brasil. Dica da Usha Velasco.
CASAS DO INTERIOR Reviewed by vivianne pontes on . "Procuro ambientes onde se enxergue a vida acontecendo. Aí encontro harmonia na desordem, beleza na simplicidade. Essa coleção de image... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *