Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Aída Boal, saiba mais sobre um dos grandes nomes do design brasileiro


Aída Boal ganha exposição retrospectiva de 55 anos dedicados ao design de móveis. Ela desenhou os portões do Maracanã, aos 18 anos, em seu primeiro emprego num tempo em que a arquitetura era dominada por homens. Aída Boal escolheu ser arquiteta naturalmente – seu pai era construtor – e já na faculdade se destacava entre os colegas.


Por ter sempre privilegiado a madeira em seus projetos de arquitetura, não demorou a descobrir que, “com uma serra elétrica, é possível fazer um sofá”. No começo da década de 1960 montou uma oficina de mobiliário em Itaipava. Começou a fabricar peças para amigos e familiares, e não parou mais. Apostando no uso de madeiras nobres, como mogno, jacarandá e pinho-de-riga, e influenciada pelo mestre Sergio Rodrigues (1927-2014) e pela escola alemã Bauhaus, passou a criar móveis alinhados ao estilo modernista de seus projetos de arquitetura, com formas simples, despojadas e voltadas ao conforto do usuário.



Seu ateliê está até hoje em Itaipava. É lá que são criados os protótipos das peças que estão sendo reeditadas, sempre sob os olhos atentos de Aída que, aos 86 anos, nem pensa em parar de produzir. “Estou pensando em voltar a me dedicar à pintura. Sempre fui variando minhas áreas de atuação. É assim que me mantive produzindo durante todo esse tempo.”

Exposição Aída Boal

A exposição reúne 14 peças – cinco delas parte do acervo pessoal de Aída e que serão mostradas ao público pela primeira vez. As peças, todas em madeiras nobres como jacarandá, pinho de riga e mogno, têm o peso do móvel moderno nacional e foram criadas entre os anos 1960 e 1970.

Galeria MeMo Brasil – Saddock 207, Rua Alm. Saddock de Sá, 207, Ipanema, Rio de Janeiro
Tel.: 2523-8095
De segunda a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 14h.
De 30 de julho a 20 de agosto.
Aída Boal, saiba mais sobre um dos grandes nomes do design brasileiro Reviewed by contato dcoracao on . Aída Boal ganha exposição retrospectiva de 55 anos dedicados ao design de móveis. Ela desenhou os... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *