Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede!

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede!

Precisando de uma maneira mais eficiente para organizar os compromissos do mês? A gente te ensina a fazer um calendário de parede!

O papel-contact (ou o adesivo vinílico) tem 1001 utilidades, e isso não é novidade para ninguém. Mas é sempre legal descobrir e compartilhar uma faceta nova para esse material, não é mesmo?

Se você é o tipo de pessoa que vive se esquecendo dos compromissos, já apelou para agenda de papel, agenda imprimível, agenda de celular, de computador, despertador (ufa)... TUDO! E nada deu muito certo, essa tática pode funcionar muito bem pra você. É que quando a gente tem um calendário imenso grudado em alguma parede de destaque bem na nossa cara, fica difícil ignorar o que tem escrito nele rs :-).

MATERIAL PARA CRIAR UM CALENDÁRIO QUADRO-NEGRO

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede!
  • 1 m (ou mais) de papel contact preto (ou da cor que você quiser!)
  • Estilete ou tesoura
  • Régua
  • Régua de nível
  • Lápis e régua
  • Fita métrica
  • Fita crepe
  • Giz de várias cores!
COMO FAZER: TUTORIAL PARA CRIAR UM CALENDÁRIO QUADRO-NEGRO

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede!

PASSO 1: A gente vai começar pela parte mais chata: a matemática :-|. Antes de mais nada, você precisará definir quais serão as dimensões dos seus 35 quadrados (5 semanas no mês x 7 dias da semana = 35) e qual será o tamanho do espaçamento entre eles.

Para facilitar a nossa vida, escolhemos fazer quadrados de 10 cm x 10 cm com 1 cm de espaço entre cada um deles, mas você pode adaptar essas medidas de acordo com o seu espaço.

Provavelmente você já deve ter escolhido a parede onde o calendário ficará (certifique-se de que ele caberá!). Para ter uma noção visual-espacial de como ele iria ficar, nós demarcamos a área com a ajuda de uma régua de nível e fita crepe. Olha só como ficou:


Essa marcação é legal também para garantir que o seu calendário fique bem retinho, além de mostrar se as medidas funcionarão no local que você escolheu :-)

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede!

PASSO 2: Com a ajuda de um estilete e régua (ou uma tesoura), recorte cuidadosamente 35 quadrados com laterais medindo 10 cm no papel-contact. Esse tipo de papel adesivo costuma vir com um gradeado na folha de trás para ajudar na hora de cortar retinho, facilitando bastante o trabalho :-).

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede!

PASSO 3: Agora é a hora em que você precisa ter mais cuidado: cole o primeiro quadradinho em uma das 4 quinas da demarcação da fita crepe. Cuide para que ele fique grudadinho à fita, garantindo que não fique torto. Para evitar a formação de bolhas embaixo do adesivo, use um cartão para alisá-lo bem.

Agora, com uma régua, marque 1 cm de distância para cima e para baixo, e cole o próximo quadrado (pode ser do lado ou em cima / baixo). Daqui ficou fácil né? Repita esse processo até ter colado todos os seus 35 quadradinhos.

Esse é um projeto bom pra chamar um amigo / amiga pra fazer junto. Assim, enquanto um recorta os quadrados, o outro vai colando. E jogando conversa fora :-).

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede!

PASSO 4: Ufa! Demorou um cadinho, mas seu calendário está quase pronto! A gente resolveu escrever os dias da semana em círculos para dar uma bossa a mais. Para isso, você só precisa desenhar o contorno de um objeto redondo (como uma tampa de pote) sobre o papel contact 7 vezes, recortar em volta e colar na parede!

PASSO 5: Uma agenda não é uma agenda sem compromissos, certo?! Então, além de escrever os dias da semana e os dias do mês, adicione os seus compromissos e tarefas! Você pode usar giz de quadro-negro, mas a gente gostou mesmo foi de escrever com a Posca, porque além de não soltar pó (os alérgicos agradecem!), as cores ficam lindas, olha só:

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede!

Ah! E se precisar apagar alguma coisa, é só usar um pano seco (às vezes a Posca fica meio chatinha de sair, aí molhamos o pano um pouquinho). E olha que lindo que ficou:

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede!

♥︎ Ah! Uma alternativa, caso o espaço seja pouco, é fazer uma versão desse calendário só que semanal. Assim, você só vai precisar de 7 quadrados: uma para cada dia da semana :-).

Tutorial para se organizar melhor: calendário de parede! Reviewed by dcoracao.com - redação on . Precisando de uma maneira mais eficiente para organizar os compromissos do mês? A gente te ensina a fazer um calendário de parede! O ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *