Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

AS NOVAS TOMADAS

Eu fui comprar umas tomadas, e adivinha? Mudou tudo, né? Nem dá mais pra comprar das antigas. A primeira informação que ouvi/li é que havia muitas tomadas, então era preciso padronizar. Oi?

“O motivo da mudança é aumentar a segurança dos usuários”, disse Vicente Cattacini, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, instituição responsável pela elaboração do novo padrão. Atualmente, os equipamentos que precisam de aterramento vêm com um fiozinho verde solto. No novo plugue, o terceiro pino terá a função do fio terra – desde que sua casa já tenha o sistema de aterramento. Do contrário, quanto à proteção, tudo como dantes.

Mais segurança eu acho sempre ótimo. Mas pra falar a verdade achei uma sacanagem, porque não tenho nenhum aparelho que se encaixe na tomada nova. Por que não usaram a tomada que temos hoje pra criar um padrão? Era só adicionar um terceiro orifício/pino, mas deixar os dois principais com a mesma distância que têm hoje!

Do jeito que fizeram, quem não usar o adaptador, terá que trocar de tomada ou comprar novos aparelhos.


Segundo a revista Época “A indústria do setor, os comerciantes de material elétrico e as associações de consumidores têm trocado insinuações sobre o motivo real do estabelecimento desse padrão. Se existem interesses econômicos em jogo ou não, o mais importante agora é esclarecer o consumidor sobre a mudança, para que ele não leve um choque – literalmente.” Ou seja, tá todo mundo pensando a mesma coisa. E quem paga o pato? Eu. Você. Nós gatos que já nascemos pobres. (Fotos da revista Época.)

** Só lembrando, a promoção Foto na Parede termina hoje! Mas ainda dá tempo de dizer que quer. // Já mandou a foto pra ganhar 10m2 de piso de madeira da MadeiraMadeira? Se não, vai lá, tira a foto! As chances são reais de ganhar.
AS NOVAS TOMADAS Reviewed by vivianne pontes on . Eu fui comprar umas tomadas, e adivinha? Mudou tudo, né? Nem dá mais pra comprar das antigas. A primeira informação que ouvi/li é que havia ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *