Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

INDICAÇÃO PROFISSIONAL - CALAFATE

Um calafate, segundo tio Aurélio, é um operário especializado na vedação de juntas ou fendas entre tábuas. É uma especialização de marceneiro. O moço que faz o sinteco é calafate. O sinteco é uma resina que pode ser à base d'água, acrílica, poliuretana ou uréia-formol.

Acabamentos a base de água são relativamente recentes. Eles secam rápido (2 a 3 horas) e não têm cheiro forte. Mas são mais caros, e ainda não são todos os calafates que trabalham com ele.

O mais comum é à base de uréia e formol. Toda resina a base uréia e formol não é compatível com produtos oleosos, ou seja, se o seu piso de madeira estiver impregnado com thinner, águarraz, limpa carpete, etc. ao ponto da raspagem não retirar este material, poderá ocorrer pequenas aberturas circulares na última camada de resina, chamado de "efeito creep"; em pisos de madeiras oleosas, como jatobá ou cabriúva, também poderá ocorrer rachaduras.

O sinteco que utiliza acrílico ou resina à base de poliuretano e solventes orgânicos é compatível com produtos oleosos e elimina-se o "efeito creep".

Toda resina aplicada ao piso de madeira é transparente ou semi-transparente, não escondendo defeitos já existentes na madeira como trincas, manchas, lascas, buracos, etc., por isso, para um bom resultado no acabamento final é necessário que se tenha um piso em bom estado, ou que a raspagem seja bem feita.

A maioria dos calafates cobram por uma metragem mínima de 30m. Então não é vantajoso fazer só 1 quarto. E o preço varia muito, muito mesmo.

Sabendo disso, vamos ao objetivo deste post:

Olá, quero aproveitar este espaço de indicação de profissionais e pedir se alguém conhece pessoas que fazem sinteco em pisos de taco. Ô coisinha difícil de conseguir indicação. Ah! Esqueci de dizer que é aqui pro Rio. Parabéns pelo blog e obrigada por abrir este espaço de comunicação entre todos os seus leitores.

Janaína


E então? Conhece algum calafate que alie preço e qualidade? E por ser um serviço cobrado por metro, de cálculo muito mais fácil, tem ideia de quanto ele cobra?

***

Aproveitando o assunto, lembram que eu queria pintar o chão de branco? A sempre elegante Mika Lins me mandou uma dica:

Passeando pelo seu blog li sobre como pintar tacos de branco. Conheço um cara aqui em São Paulo que tem uma aplicadora que faz o serviço e fica maravilhoso. Como o das casas européias. Se alguém precisar: Mauricio (11) 46852933/95694869

Pena que o moço seja de São Paulo...

***

Indicação de calafate no Rio de Janeiro:

"Oi, voltei aqui para deixar uma dica que para mim foi preciosa. Eu pedi a indicação do calafate por aqui e tive a sorte de ser indicada a um profissional excelente. Ele é um senhor (bem senhorzinho mesmo), todo bem asseado, de fala mansa e que tem um capricho com seu trabalho impressionante e até raro nos dias de hoje. Todo o prometido foi cumprido, no tempo proposto, sem uma manchinha sequer de verniz na parede, o chão parece de vidro! Ele cobrou R$ 25,00/m2 mais R$ 3,50/m do rodapé (que estava no osso, se estivesse envernizado, seria mais barato). No final das contas ainda rolou um descontinho e o preço foi bem justo pelo serviço apresentado. O nome dele é Ibelario Rodrigues tel: 9885-0222 e 2576-0885"

Jana Dutra
INDICAÇÃO PROFISSIONAL - CALAFATE Reviewed by vivianne pontes on . Um calafate , segundo tio Aurélio, é um operário especializado na vedação de juntas ou fendas entre tábuas. É uma especialização de marcenei... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *