Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

MARAJOARA ART DÉCO

Por Ana Beatriz Miná-Calazans


Na casa da minha vó tem um conjunto de três vasos de cerâmica. Eu não sabia, mas fiquei sabendo: aqueles vasos são Art Déco (lê-se Art Decô). Quer dizer, eles certamente não são contemporâneos do movimento que tomou conta do Brasil lá pelo começo do século passado, mas foram fabricados bem ali, no mesmo lugar que inspirou uma série de elementos arquitetônicos e decorativos, com suas formas geométricas e figuras antropomórficas, típicas da cultura marajoara.

A importância do artesanato marajó para a arquitetura no Brasil fugia ao meu conhecimento, até assistir a palestra do Márcio Roiter, “A influência indígena no Art Déco brasileiro”, que abriu o lançamento das novas coleções da Avanti, a Art Déco e a Bourgeois, assinadas pelas designers Bia Lettiére e Márcia Bergmann.

E agora que eu já sei da preciosidade dos vasos, acho que vou ligar para a minha vó, e quem sabe descolar um presentinho para a minha casa?

♥ Tem uma entrevista bacana do Marcio Roiter pela Mona Dorf, em que ele explica porque o Cristo Redentor é Art Déco.
♥ Em agosto acontece o 11º congresso mundial de Art Déco no Brasil. Mais informação no site do Instituto Art Déco Brasil.

Ana Beatriz Miná-Calazans é arquiteta e colaboradora do d♥.

MARAJOARA ART DÉCO Reviewed by Vivianne Pontes on . Por Ana Beatriz Miná-Calazans Na casa da minha vó tem um conjunto de três vasos de cerâmica. Eu... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *