Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Arquitetura ou design de interiores: "o que devo estudar?"


"Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores estão em alta. (...) Além de muito procurados, estes cursos oferecem possibilidades de ganhos satisfatórios, segundo os profissionais da área. Para a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Cesumar (Centro Universitário de Maringá), Berna Bruit Valderrama, não falta trabalho para esses profissionais na cidade.

"Com o boom da construção civil, há muitas vagas para esses setores. As pessoas passaram a requisitar mais esses serviços e a perceberem a importância das competências para a qualidade das estruturas e harmonia dos espaços interiores", destaca.

Como as duas áreas desenvolvem serviços ligados ao setor da construção civil, muitos estudantes têm dúvidas sobre qual caminho seguir. Berna explica que os cursos envolvem competências distintas.

"O profissional de Arquitetura e Urbanismo tem habilitação para a construção civil e está apto para trabalhar nas estruturas, bem como na parte interna dos imóveis. Já o designer de interiores projeta somente os espaços internos e pode definir acabamentos, revestimentos, pinturas e móveis", esclarece.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração de cinco anos e forma bachareis em Arquitetura. Já as formações para designers de interiores, normalmente são tecnólogos, de curta duração, direcionados para quem deseja ingressar mais rápido no mercado de trabalho com uma profissão definida.

"São duas áreas em ascenção em todo o País e, especificamente, em Maringá. No caso do profissional da área de design, o serviço tem sido mais requisitado nos últimos anos. As pessoas perceberam que não basta intuição para definir ambientes internos e começaram a buscar profissionais graduados", diz."

Muita gente me escreve pedindo conselho. "Que curso devo fazer, design de interiores ou arquitetura?" Acho que é uma pergunta que tem resposta diferente pra cada um, mas ler bastante a respeito de cada curso, e conversar com profissionais pode ajudar.

Pra mim a resposta foi design de interiores, porque eu preferia fazer um curso mais curto, e porque atendia exatamente ao que eu queria fazer da vida. Se fosse meu primeiro curso universitário, eu faria arquitetura. Mas foi o terceiro. Então eu não tinha muitas ilusões sobre o que aprenderia ou não em mais tempo de faculdade. Até por já ter a experiência prática. Mas não quer dizer que seja a mesma resposta pra você.

Outra coisa. Pesquise antes e não faça um curso ruim, com professores ruins. Cursos ruins dão desânimo, e o conteúdo se perde. No fim, isso pode significar desistência. E não é isso que você quer, né?

Daí que esta semana vi este texto no Diário de Maringá, e achei que valia a pena reproduzir (acima).

O guia do estudante dá melhores informações sobre os cursos de design de interiores e arquitetura. E boa sorte na sua escolha.
Arquitetura ou design de interiores: "o que devo estudar?" Reviewed by vivianne pontes on . "Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores estão em alta. (...) Além de muito procurados, estes cursos oferecem po... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *