Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

RAINHA DO LAR

O jornal The Guardian (8 de julho de 2008) compilou uma lista de 20 maneiras de se fazer compras de forma mais inteligente, comprando o que precisa, e comendo o que você compra. O De(coeur)ação destaca aqui as 5 melhores.

1. Faça uma lista! Fazer uma lista de compras é uma estratégia muito interessante para gastar menos. Menos dinheiro e menos tempo. Eu, por exemplo, adoraria fazer compras pela internet para não perder tempo, mas no Rio de Janeiro só os supermercados mais caros têm esse serviço, e eu prefiro perder tempo que perder dinheiro. Então fiz uma lista de compras na ordem das gôndolas do supermercado em que compro (primeiro corredor é de bebidas, o segundo de farináceos, etc.). Ontem consegui fazer as compras do mês em 1 hora e gastar 30% menos, nessa época de aumentos, apenas me atendo à lista.

2. Mantenha seus alimentos frescos com boa conservação. Se mantiver as maçãs na geladeira elas vão durar muitos dias mais do que na cesta de frutas. As batatas duram mais se embaladas em saco de papel e guardadas no armário e não na geladeira. Outras dicas aqui (em inglês).

3. Compre produtos de qualidade: Se você comprar um queijo ruim você não vai ter nenhuma pena de jogar fora. Se for um queijo delicioso, você não vai querer jogar fora nem um pedacinho. Só vale a pena comprar o mais barato quando a qualidade não é sacrificada. Por exemplo, no caso da farinha de trigo. Fala verdade se existe alguma diferença? Ou o arroz branco. Sendo tipo 1, compro sempre o mais barato e guardo o troco para comprar Ráris.

4. Faça as pazes com o seu freezer. O compartimento de cima não serve apenas para guardar gelo e potes de sorvete pela metade. Guarde os pães que sobrarem do lanche de hoje e amanhã os aqueça no forno que vão ficar deliciosos. Você pode congelar queijos e até ovos (Desde que sejam clara e gema separados! Os freezeres, ao contrário das geladeiras, funcionam mais eficientemente quando cheios, pois um congelado ajuda a conservar o seu vizinho.

5. A comida não perde quando expira a data de validade. Antes de engolir sempre a data de validade estampada no rótulo, vamos aprender o que ela significa. "Melhor consumir antes de" significa apenas que o produtor garante aquele produto nas condições em que foram produzidos até aquela data. (Não sei se vocês sabem, mas me formei em Farmácia e tive muuuitas aulas de microbiologia). Existem comidas que podem realmente fazer mal depois da data de vencimento: comidas prontas, queijos processados e patês. Carnes e frango vão feder quando impróprios para consumo. Maçãs duram meses. Batatas duram bastante e você pode usar, desde que corte for aquelas protuberâncias verdes antes de consumi-las. Sucos em embalagem tetrapak ou vidro podem durar por muito tempo. Queijos duros duram muito e comidas secas podem durar por anos.

E, pra quem quiser aproveitar, minha lista de supermercado.
RAINHA DO LAR Reviewed by vivianne pontes on . O jornal The Guardian (8 de julho de 2008) compilou uma lista de 20 maneiras de se fazer compras de forma mais inteligente, comprando o que ... Rating: 5

4 comentários:

  1. Vi, que ótimos toques, realmente preciso praticar mais estas dicas, valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tô amando seu blog! Mas não consegui abrir a lista de supermercado! Manda por favor para o meu e-mail? Obrigadaaaa!

    ResponderExcluir
  3. Lozinha, mas não sei o seu email... Manda pra eu te mandar?

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *