Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Arne Jacobsen


Por Stella Cavalcanti/Vivianne Pontes

Pense em começar de baixo, e me dê um exemplo. Te dou um melhor: Arne Jacobsen foi pedreiro, e chegou a ser um dos maiores arquitetos europeus. Ele projetou prédios, móveis, talheres, até tecidos e cerâmicas, sempre com um olhar moderno e minimalista. Arne Jacobsen (lê-se "iácobsen") foi professor de arquitetura na mesma faculdade onde se formou, abriu um atelier em 1930 (nasceu em 1902) e trabalhou até morrer, em 1971.

Muito do que ele fez chegou até nós através de filmes, séries de tv ou releituras e, por isso, é tão familiar. Dê só uma olhada:

O bom design é assim: atemporal. Quem poderia dizer que estes talheres são de 1950? Stanley Kubrick, diretor de 2001, Uma Odisséia no Espaço, usou esses talheres no filme, por seu visual minimalista - e é muito mais legal comer com talheres do que engolir as pílulas de comida que diziam que alimentavam os astronautas, né?


E agora o causo: em 1963, o Secretário de Estado da Inglaterra, John Profumo, teve um caso com a dançarina Christine Keeler. Era o tempo da guerra fria, com o capitalismo de um lado e o comunismo do outro - e acontece que a moça também namorava o adido cultural russo Yevgeny Ivanov. O mundo quase se acaba na Inglaterra naqueles dias, e Christine posou nua, sentada em uma cadeira Jacobsen, em uma foto que se tornou um ícone daquela geração.


Só que a polêmica do escândalo Profumo não parou por aí: há quem diga que a cadeira da foto nem é  Jacobsen.

Uma obra fantástica do Arne Jacobsen é o Hotel Royal SAS de Copenhaguen, o primeiro design hotel da história. Da planta aos móveis, das maçanetas aos cinzeiros: seu design está em quase todos os lugares; por isso, o hotel também é conhecido como o Prédio Arne Jacobson. As cadeiras Swan e Egg foram criadas para este projeto e fazem parte da sua decoração - e dos sonhos de consumo de muita gente também. Quer ver o hotel com seus próprios olhos?


♥ A série Clássicos do Design é patrocinada pela Essência Móveis, que tem várias dessas peças de mobiliário, inclusive miniaturas, e muitas outras por um preço bastante interessante.
Arne Jacobsen Reviewed by Vivianne Pontes on . Por Stella Cavalcanti/Vivianne Pontes Pense em começar de baixo, e me dê um exemplo. Te dou u... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *