Seguidores

Arquivo

Dança das cadeiras: Saarinen Tulip


Menino bem nascido, esse Eero Saarinen (lê-se Êro Sárinen). O pai de Eero, Eliel Saarinen, arquiteto e urbanista finlandês, emigrou para as terras do tio Sam quando o menino tinha 13 anos. Eliel foi responsável pelo projeto da Cranbrook Educational Community (CEC), que pelo menos na intenção, era pra ser a Bauhaus americana. Lá se tornou professor e diretor.


Bem educado, o moço estudou escultura em Paris, e arquitetura em Yale. E boa vida com Charles Eames :-D E assim vamos ao causo.


Todo mundo sabe que Eames nunca terminou a faculdade de arquitetura. Esquentou (pouco) os bancos por dois anos, e foi dispensado por ter uma visão "moderna demais". Niqui, lembra que o pai do Saarinen era diretor da CEC? Homem de visão! Pois Eliel convidou Eames pra "estudar" na CEC, onde acabou virando professor.


Charles e Eero tinham a mesma idade, os mesmos interesses, viraram amigos, e juntos ganharam o primeiro prêmio de design dos dois, com a cadeira orgânica, em 1940. Faz mais sentido agora?


Mas Eero não era bom apenas na aba do Eames. Eero foi um grande designer. Tem um exercício que todo estudante de design faz: o exercício das cadeiras. "Como fazer uma cadeira diferente?" Eames perseguiu a concha única, assento e encosto em uma peça só. Unzioto foram atrás das três pernas, para nossa alegria. E o Saarinen, ah o Saarinen! Realizou, sem perigo de tombo, a cadeira de uma perna só, a cadeira Tulip, estrela do nosso espetáculo. E eu precisava contar a história toda, pra você compreendê-la melhor.


A cadeira Tulip foi projetada em 1955, para ser uma cadeira de jantar. Era uma inovação na forma, no material, no conceito. Com suas linhas futuristas, foi popularizada pelo na série Star Trek, mesmo não sendo ela mesma, e sim uma semelhante, usada nos sets. E a Hanna-Barbera certamente se inspitou nela ao desenhar a mobília dos Jetsons (1962). Mas a inspiração toda foi mesmo uma boa taça de faz-me-rir. Saarinen seu fanfarrão!


De um designer que começou a carreira ganhando um prêmio de design orgânico, não poderíamos esperar uma cadeira desconfortável. Além disso ela funciona bem não só na sala de jantar, mas no corredor, no escritório, em qualquer lugar, como você pode ver em todas essas imagens :-).


♥ Esta é uma série sobre cadeiras, patrocinada pela Essência Móveis. Nesta série mostraremos as características de cada uma das "modelos", assim como exemplos visuais de uso. Onde fica bom, onde não fica, e qual a melhor maneira de usar cada cadeira na sua casa. Destacamos que o texto reflete a opinião honesta do dcoracao.com.
♥ A imagem de Eames e Saarinen pitando, é da Vitra.
♥ Quer saber mais sobre Eero Saarinen? A gente te conta.
♥ Imagens: Femtalks, Paloma, Home-Designing, Birch and Bird, Design Sponge e Snuut.