Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Faça você mesma um caderninho especial para uma viagem inesquecível :-)

Imagem: Sara Tenanes

Sabe aquela viagem especial? Te ensinamos um jeito diferente de você se recordar sempre dela!

Vamos combinar que a popularização das câmeras digitais foram um avanço danado na nossa vida. Além de ter barateado muito os custos, criando a possibilidade para qualquer um poder explorar a fotografia, liberou um espaço nas nossas casas que antes era ocupado por caixas e caixas de sapato cheias de fotos \o/.

Mas também existe um lado que pode ser negativo: afinal, quem nunca ouviu alguém reclamando que hoje em dia a fotografia está desvalorizada? Para qualquer lugar que vamos, para qualquer coisa que queremos registrar, tiramos dezenas de fotos até encontrar a perfeita. Se ficar boa, é exposta no facebook (o nosso portarretrato moderno), se não, se perde dentro de milhares de pastas digitais :-\.

E aí, a gente te fala: que tal dar de presente para aquela companhia de viagem algo diferente? Ao invés de uma moldura com a foto da última aventura de vocês, que tal um caderninho cuja capa é o mapa com a rota daquela última viagem que vocês fizeram juntos? <3

MATERIAL PARA MONTAR UM DIÁRIO DE VIAGEM

Imagem: Say Yes
  • Um mapa do local especial que tenha as medidas maiores do que as do seu caderno (você pode criá-lo nas dimensões que quiser, mas aqui faremos um que, aberto, fique no tamanho 21 x 29,7cm)
  • Um papel mais grosso (pode ser duplex ou cartolina ou papel-cartão) maior que as medidas do caderno aberto
  • Papeis tamanho A4 (21 x 29,7cm). Pra começar o ideal é até 10 folhas, que fazem um caderno de 20 páginas
  • Agulha e linha de bordado de qualquer cor
  • Colher
  • Grampo de papel
  • Régua, estilete, lápis, pincel e cola branca

COMO FAZER: TUTORIAL PARA MONTAR UM CADERNO ESPECIAL

Imagem: Say Yes

PASSO 1: Para fazer a capa: corte o papel mais grosso com as dimensões de 21 x 29,7cm.

PASSO 2: Cole a parte escolhida do mapa nesse papel. *DICA* pra não fazer lambança, espalhe bem a cola branca no papel com um pincel. Depois, cole o mapa. Ao invés de pressionar um papel no outro com o dedo que pode estar sujo, use uma colher e alise bem. Corte os excessos nas laterais e dobre essa capa ao meio.

PASSO 3: Dobre suas folhas ao meio. Com a ajuda de um estilete e uma régua, corte um ou dois milímetros de cada extremidade, para que o miolo do caderno fique um pouco menor do que a capa (isso é para garantir um melhor acabamento!)

PASSO 5: Posicione a capa aberta com a frente virada para a sua superfície de trabalho e amontoe as folhas em cima dela, alinhando as dobraduras, montando um livrinho.

Imagem: Say Yes

PASSO 6: Prenda esse montinho de papel com um grampo de papel, com cuidado para não desalinhar as folhas, e marque um ponto bem no meio da dobradura, como na figura acima. Com a régua, marque 2,5 cm pra cima e pra baixo. Com a agulha, firmeza e cuidado, faça nesses pontos furos até a capa.

Imagem: Say Yes

PASSO 7: Se prepara que agora vem a parte mais complicadinha, então vamos por partes: com a linha na agulha, passe-a de dentro pra fora pelo furo do meio. Puxe o fio até deixar só um rabicó do lado de dentro (como na imagem acima). Agora venha de fora para dentro pelo furo de cima. Passe novamente de dentro pra fora pelo furo do meio de novo. De fora para dentro pelo terceiro furo. E de dentro pra fora pelo meio novamente. Parece complicado, mas é não é! E... Ufa! O pior já passou :-)

PASSO 8: Agora é só dar um nó bem apertado no fiapinho que você tinha deixado no início e seu caderno está prontinho! E que tal escrever agora uma dedicatória bem bonita pra o presenteado? Ou então escrever as informações da sua próxima viagem e usá-lo como diário? Ou mesmo para criar um álbum de fotos personalizado. É tão fácil de fazer que dá pra ter um para cada aventura \O/

 Uma ideia que ficou na nossa cabeça: assim que você colar o mapa na capa, pode ser uma boa ideia bordar, com uma linha grossinha, o caminho percorrido durante a viagem (ou mesmo fazer marcações nos lugares onde ocorreram momentos especiais). Dá pra fazer isso com canetinha também! <3

 Vocês gostam de tutoriais de encadernação? Eles parecem complicados, mas, uma vez que você pega o jeito, ficam mais fácil. E a gente acha que é sempre um jeito de ter sempre um momento especial guardado ou para presentear ;-)

♥ O dcoracao.com traduz o tutorial, pesquisa materiais e deixa tudo mastigadinho para a sua vida ficar mais fácil. :-) Agora, custa nada visitar o conteúdo original, né? :-) Aqui valorizamos muito quem produz tutoriais para web! Pedimos seu beijo de agradecimento em forma de visita, clicando aqui!
Faça você mesma um caderninho especial para uma viagem inesquecível :-) Reviewed by dcoracao.com - redação on . Sabe aquela viagem especial? Te ensinamos um jeito diferente de você se recordar sempre dela! Vamos combinar que a popularização das câ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *