Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

O que são plantas aéreas? Como cuidar delas? Precisam ser regadas? Saiba de tudo aqui!

Imagem: dcoracao.com

Saiba tudo sobre plantas aéreas!

Plantas aéreas são uma tendência, um novo xodó dos neo-paisagistas-amadores. As razões são várias: são fáceis de cuidar, têm um jeito exótico, dependendo do suporte podem adotar um ar de criatura extra-terrestre, e se dão muito bem em ambientes internos.

Imagem: divulgação PetitBeast

O Casa&Cozinha juntou uma galeria enorme de ideias para exibi-las :-) como essa aí de cima. Mas a gente aqui quer te ensinar o beabá para cuidar de uma. Vambora?

Mas o que são plantas aéreas? Como cuidar delas? Precisam ser regadas? Veja as respostas que a gente preparou para estas e outras perguntas!

Mas o que são plantas aéreas?

Plantas aéreas são plantas epífitas. "O que?" Plantas epífitas* vivem sobre outras plantas, sem parasitá-las, apenas usando as outras como apoio. O epifitismo é comum nas florestas tropicais, onde a competição por luz e espaço é ferrenha.

Algumas dessas plantas conseguem também sobreviver no solo, quando a luz não é um problema. Outras se adaptaram tanto que sequer se dão bem quando plantadas. As plantas aéreas absorvem nutrientes pelas folhas e escamas prateadas, ao invés de pelas raízes. (Algumas plantas aéreas sequer tem raízes.)

Imagem: dcoracao.com

Quais são as plantas aéreas mais, humm, aéreas?

Fato é que existem outras plantas aéreas, mas as que melhor sobrevivem sem terra e que mais são utilizadas de maneira ornamental são indiscutivelmente as Tillandsias, ou cravos-do-mato, um gênero de bromélia. São mais de 400 espécies e é o género que apresenta o maior número de espécies espalhadas pelas Américas. Pode ser que tenha uma planta aérea numa árvore bem perto de você.

Tillandsias, dependendo da espécie, podem atingir de 5cm a 2m. A maior das três que aparecem nestas imagens não tem mais do que 8cm.

Mas se são plantas aéreas, elas precisam de solo, de água?

Plantas aéreas não sobrevivem no solo, mas definitivamente precisam de água! A boa notícia é que estas plantas são muito fáceis de cuidar. E que por conta de não precisarem de terra, podem ser expostas de várias maneiras criativas. Veja várias ideias de como "plantar" plantas aéreas no Casa&Cozinha.

Ao escolher a sua superfície de montagem, lembre-se que sua planta precisa ser regada, assim escolha um recipiente que possa ser molhado.

Como regar plantas aéreas?

Plantas aéreas devem ser regadas no mínimo 1 vez por semana, e no máximo 3 vezes.

Coloque a planta de molho em um recipiente com água por 20-30 minutos. Tente usar água filtrada ou a água da chuva, pois a água da torneira tem cloro, que pode ser prejudicial para a planta.

Retire o excesso de água e deixe-as secar completamente. Você precisará repetir esse ritual de imersão, uma vez por semana, para suas plantas se manterem hidratadas. Nas outras regas, pode usar apenas uma garrafa spray com água.

☞ Não deixe sua planta na água por longos períodos de tempo.
☞ Uma planta com flor deve ser molhada apenas com spray em vez de submersa em água.
☞ Você vai começar a notar que após a rega, as folhas da sua planta vão parecer mais duras, e um pouco mais escuras. Elas clareiam levemente quando precisam de água.

Que tipo de luz as plantas aéreas precisam?

As plantas aéreas precisam de bastante luz, mas indireta. Se a luz for direta certifique-se molhá-las com um frasco de spray com maior frequência.

Como se faz a poda de plantas aéreas?

Se algumas folhas secaram, você pode puxar delicadamente para fora. Você também pode cortar todas as pontas das folhas que secaram. Não se preocupe em ferir a sua planta; as folhas vão crescer de novo.

Plantas aéreas dão muda?

Plantas aéreas produzem estacas, mudinhas que se distanciam da planta original. Quando esta muda atinge 1/3 do tamanho da planta adulta, você pode separá-lo suavemente, puxando-o para além da planta-mãe.

Preciso adubar plantas aéreas? Como faço isto se elas não estão plantadas no solo?

Não é necessário fertilizar plantas aéreas, mas isso pode ajudá-las. Use adubos específicos para bromélias e dilua na água da rega.

Mas onde comprar plantas aéreas?


Plantas aéreas estão na moda e cada vez mais fáceis de encontrar em floriculturas. Uma boa alternativa é a internet e o Mercado Livre.

Outras informações sobre Tillandsias:

♥ Tillandsias TEM que ser regadas. Elas vivem no ar, não de ar.
♥ Tillandsias NÃO são tóxicas para os animais, embora isso não signifique que o animal deva comê-las. Mas pode significar que eles vão tentar comê-las.
♥ Tillandsias NÃO são parasitas, elas não prejudicam a árvore hospedeira.

*Alguns exemplos de epífitas são as polipodiáceas (fetos ou samambaias); cactáceas (flor-de-maio); as bromeliáceas (bromélias ou gravatás); e as orquidáceas (orquídeas).
O que são plantas aéreas? Como cuidar delas? Precisam ser regadas? Saiba de tudo aqui! Reviewed by Vivianne Pontes on . Saiba tudo sobre plantas aéreas! Plantas aéreas são uma tendência, um novo xodó dos neo-paisagi... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *