Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Bases, soquetes / bocais de lâmpadas: E12, E27, MR11, MR16 - entenda melhor essa sopa de letrinhas


Entenda melhor as diferenças de tamanho de bocais 

Talvez, em algum momento da sua vida, você já tenha voltado da loja de material elétrico com uma lâmpada que parecia a que você precisa mas, na hora de trocá-la, percebeu que ou a base dela era muito larga ou muito estreita, comparada ao soquete. Pois bem, lâmpadas possuem tamanhos de base diferentes. E, pra não errar da próxima vez vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre os tipos de base de lâmpadas, e tamanho de bocal / soquete e como identificá-los.

Quais são os tipos de base de lâmpadas?




Lâmpadas E12, E27, etc. O que quer dizer isso?

Aqui no Brasil, as bases de lâmpadas mais comuns são as de rosca. Essas bases geralmente são identificados pela letra E seguida de um número com dois algarismos.

O "E" é uma referência a Thomas Edison, inventor da lâmpada. O número corresponde ao diâmetro em mm da base da lâmpada. Por exemplo, dizer que uma lâmpada é E10 significa que sua base tem o diâmetro de 10mm.

Lâmpadas GU, MR16, MR11, etc. O que quer dizer isso?


Já nas lâmpadas dicroicas, as bases das lâmpadas têm pinos. As mais comuns são a GU10 (cujos pinos são mais grossos), a MR16 e a MR11.

As letras GU significam que a base tem dois pinos (a extremidade macho da ligação). Se uma lâmpada é GU10, o número 10 nos diz que o diâmetro da base é de 10 mm de diâmetro.

As letras MR são a sigla para "multifaceted reflector" ou refletor multifacetado. Não diz respeito diretamente à base, mas ao refletor. As lâmpadas refletoras possuem em seu interior paredes côncavas e espelhadas que refletem a luz de forma concentrada e em uma única direção. Essa é uma característica das dicróicas em geral, a diferença que nos interessa da dicróica com base GU10 para a MR16 é apenas que a GU10 não precisa de transformador, ela já é BIVOLT.

Como identificar o tamanho do bocal da minha lâmpada?

Geralmente o tamanho está identificado na embalagem da lâmpada, por isso, é legal anotar em algum lugar esse número para não ter erro na hora de trocar ;-).

Qual a importância de saber o tamanho do soquete?

Bom, o motivo é o mais óbvio: com tamanhos de soquetes diferentes, sua lâmpada simplesmente não acenderá. O encaixe correto garante a fixação do produto, evitando acidentes, e a passagem da corrente elétrica para que ela funcione.

Ah! E você já sabe, a Luminatti tem em seu acervo lâmpadas com todas essas bases, inclusive a que aparece na foto, que é E14, mas tem um adaptador para E27. Versátil e econômica.

#IlumineComLed é a nova coluna do dcoracao.com com informação, dicas e tutoriais para se fazer com LED :-). A coluna é patrocinada pela Luminatti by DANURI, que coleciona excelentes resultados no mercado de LED, pois cada lâmpada é cuidadosamente produzida para atender a necessidade de cada cliente. Todas as ideias e soluções são pensadas por jovens engajados em fazer da Luminatti by DANURI a maior empresa de LED do país. :-) #IlumineComLuminattiLed
Bases, soquetes / bocais de lâmpadas: E12, E27, MR11, MR16 - entenda melhor essa sopa de letrinhas Reviewed by dcoracao.com - redação on . Entenda melhor as diferenças de tamanho de bocais  Talvez, em algum momento da sua vida, você já tenha voltado da loja de material elét... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *