Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Chevron, Missoni, Liberty...Estampas têm nome! Aqui algumas pra você nunca mais se perder!


Abre-alas pro nosso micro-dicionário de estampas na decoração :-) com as estampas mais bacanas do momento!

Não dá pra falar de decoração sem pensar em estampa. Por mais que você se considere uma pessoa básica, difícil não ter pelo menos um ponto da casa com uma, nem que seja em uma almofada. Por aqui, a gente fala muito delas e, pra ninguém ficar confuso quando nós as citamos, resolvemos montar esse índice de padronagens pra você consultar sempre que der aquele branco ("que que é paisley mesmo...?"). De quebra, ainda linkamos com todos os faça-você-mesmo com o tema que já apareceram por aqui :-D

ESTAMPA #1: ZIGZAG // CHEVRON // MISSONI

Chevron, também conhecida como o bom e velho zigzag, esta padronagem passou a ser chamada desse nome de uns anos pra cá, muito por conta da internet e das referências dos blogs gringos, e acabou caindo no gosto dos decoradores.

A razão do nome ser Chevron é por conta da antiga logo desta empresa de petróleo. Perceba pela ibagem:

Montagem: dcoracao.com

Ficou super hype, e já saiu em váaarios posts do dcoracao.comdá pra ter zigzag no armário da cozinhano rodapé da salano quarto das criançasna cabeceira ou mesmo na escada! Tem pra tudo quanto é gosto. As razões da fama são fáceis de entender: é uma estampa fácil de combinar e fácil de aplicar.


Este grafismo fica bastante interessante quando se quer criar um visual moderno pro ambiente. Imagens via New Arrivals Inc // Society6 // Style at Home // Apartment Therapy

ESTAMPA #2: ZIGZAG // MISSONI

Sim, é um zigzag. Mas é um zigzag diferente.


A marca Missoni começou em 1953, produzindo malhas de tricô com essa estampa. E evoluiu do tricô para outros materiais, mas sempre com peças em zizgag super colorido e com faixas de diferentes larguras em cada coleção.


No fim dos anos 90 a marca se modernizou e a referência se cristalizou. A Missoni criou uma linha de tecidos para a decoração, e muitas marcas a seguiram.

ESTAMPA #3: ZIGZAG // HERRINGBONE // ESPINHA DE PEIXE

Estampa herringbone, ou na tradução para o português, espinha de peixe. É tipo um primo do chevron. A diferença é que, pelos vértices, passa uma linha, o que dá um aspecto de (oh!) espinha de peixe.


Também é chamado assim esse desenho feito com azulejos, como na foto acima, ou pedras, tacos de madeira, etc.


De uma maneira geral, essa padronagem ainda é novinha, no sentindo de que está começando a aparecer na internet. Por aqui, como somos saidinhos, já ensinamos a fazer um mural de aviso de cortiça com esse desenho.

Imagens via Etsy // Subway Tile Outlet // Howdy Honey // Etsy

ESTAMPA #4:  XADREZ 

O xadrez tem uma enormidade de nomes, de acordo com seu desenho: damas, príncipe de Gales, Houndstooth (como o da imagem de abertura desse post), pied-de-coq... Nem é preciso dizer que é das estampas mais antigas, do tempo que as únicas possibilidades de estampas eram a pintura, o bordado e a trama do tecido. E foi tramando o tecido organizadamente com faixas de cores que se interceptam que esta estampa nasceu.

Desde seu nascimento, nunca deixou de ser usado seja na moda, seja na decoração.


Difícil falar de xadrez e não lembrar dos cobertores de lã, remetendo ao friozinho e conforto. Uma busca rápida pelo pinterest confirma essa sensação. Mas é também a estampa das toalhas de piquenique e das festas juninas. Ou seja, só coisa boa, né :-P? Ainda por cima, fica lindo no quarto das crianças.


Imagens via Miss Marple Decorates // The House that the Lars Built // Talk of the House // Fancy

ESTAMPA #5: CHITA

O livro Que chita bacana diz: "Com cara de festa do interior e brincadeira de criança, a chita possui ancestrais ilustres: surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, num domínio invertido à colonização; seu nome vem do sânscrito e atravessa idiomas, assim como o tecido transpôs mares, povos e culturas para virar vestidinho de menina nas quadrilhas juninas, cortina e toalha de mesa em casa de pau-a-pique, pelos cantos do Brasil."


Na Índia, desde 1600, era chamada de chintz, pintada à mão e caríssima. Na Europa, com a revolução industrial, passou a ser produzida em máquinas, e viu seu preço cair. Começou a ser produzida no Brasil já em 1800. Pois é, a boa e barata chita é também bem velha :-)


Já mostramos que fica bacana em almofada, em banquinho que precisa de uma reformano jogo americanona cortinana paredena moldura do espelho ou até mesmo na poltrona ;-)

Imagens via Dcoracao.com // Intrade // L'Avion Rose // Iroonie

ESTAMPA #6: PAISLEY

Esta é uma estampa de origem persa & indiana, mais antiga ainda que a chita, tendo seus primeiros registros entre 200-650 antes de Cristo.


Tem gente aqui no escritório que jurava que era uma "salsinha", parsley em inglês. :-D Na verdade a estampa paisley representa uma folha de ponta curvada, que também é símbolo de vida e eternidade. A curva lembrando resistência e modéstia. Era pintada, esculpida, carimbada, feita em pedra... essa é uma estampa que nasceu sendo aplicada na decoração e nas roupas ao mesmo tempo.


O nome (bem mais jovem que a estampa) vem de uma cidade escocesa, produtora de tecidos. A estampa caiu nas graças da rainha Vitória, que usava vestidos feitos com tecidos vindos desta cidade. De estampa de Paisley virou estampa paisley.

Nos anos 60 a paisley voltou com tudo, sendo usada em composições psicodélicas e ultra coloridas. Ultimamente ela aparece tímida na decoração, em ambientes e peças delicadas e suaves.

Imagens via Achados de Decoração // Better Homes // Destinations Perfected // Nordstrom

ESTAMPA #7: FLORAL LIBERTY

Liberty na verdade é o nome de uma loja de tecidos inglesa, de 1890. Inicialmente os tecidos eram importados do oriente e fizeram tanto sucesso, que não demorou a Liberty passou a criar suas próprias estampas.


Embora a Liberty não fabrique e comercialize apenas estampas florais, foram as padronagens de flores miúdas que viraram um ícone, e são a essas que a gente se refere quando diz "estampa Liberty".


São estampas femininas e delicadas, e dá pra inventar muita coisa com ela, olha como fica fofa usada em uma almofada de nuvem!

Imagens via See Kate Sew // Liberty // Honestly WTF // Liberty

♥︎ Esse post foi inspirado em uma série de posts sobre estampas clássicas na decoração e na moda, do blog da Rosana, Simples Decoração. Nessa série, ela conta a história por trás de todas essas estampas (e muitas outras!), além de mostrar várias inspirações e dicas de decoração. Tá bem bacana, a gente aprendeu tanta coisa que não sabia... E vale muito para quem quiser ler mais sobre o assunto estampas e padronagens. :-).

Chevron, Missoni, Liberty...Estampas têm nome! Aqui algumas pra você nunca mais se perder! Reviewed by dcoracao.com - redação on . Abre-alas pro nosso micro-dicionário de estampas na decoração :-) com as estampas mais bacanas do momento! Não dá pra falar de decoraçã... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *